3 exercícios para os idosos fazerem em casa

O envelhecimento é algo natural e faz parte do ciclo da vida. Entre essas transformações que ficar mais velho traz, identificamos a perda de força muscular, aumento da gordura corporal, redução da densidade óssea e a elevação da pressão arterial. 

Essa nova condição resulta de mudanças físicas e fisiológicas das quais não temos como fugir. Por isso, o importante é encontrar maneiras de se adaptar a elas, sempre respeitando os limites no nosso corpo.

Uma dica bem legal para essa adaptação é adquirir o hábito de se exercitar. A prática de atividades físicas é indicada em todas as fases da nossa vida, mas na melhor idade é ainda mais importante, pois está associada a uma vida mais longa e prevenção contra doenças crônicas, o que oferece mais autonomia para os idosos. Além disso, atividades físicas ajudam a estimular a produção de endorfinas, substância que traz a sensação de prazer e bem-estar.

Mas calma. Não precisa sair levantando peso por aí nem gastar muito dinheiro com academias. Se você ainda não tem o hábito de se exercitar, comece aos poucos. 

Preparamos alguns exercícios simples que podem ser realizados no conforto da sua casa mas que já começam a resultar nos benefícios que mencionamos.

Confira:

1. Agachamento simples

Esse exercício tem o objetivo de fortalecer a musculatura das pernas e coxas a partir dos movimentos de agachar e se levantar. Para quem tem dificuldade de se movimentar, a indicação é usar uma cadeira para realizar o movimento.

Se você não sabe como praticar, o primeiro passo é ficar sentado com os dois pés apoiados no chão e apontando para frente. O segundo passo é se levantar até a perna ficar esticada. Depois disso, é só realizar esse movimento mais algumas vezes e sua sequência ficará completa! E não se esqueça de manter a coluna ereta durante todo o movimento.

2. Flexão de braços

Esse exercício trabalha os músculos do peitoral, tríceps e ombro. E a sua prática prepara os idosos para realizar atividades diárias, como permanecer em pé ou pegar objetos em locais altos.

Caso você tenha dificuldade de fazer a flexão no chão, não se preocupe. Separamos uma opção mais fácil e simples do exercício para te ajudar.  Fique em  pé na frente de uma parede, mantenha os pés um pouco afastados e as mãos apoiadas na parede. Nessa posição, realize a flexão de forma vertical, se aproximando e se afastando da superfície da parede.

3. Exercício de força com as mãos com bolinha

Perder a força nas mãos e ser acometido pela artrite ou artrose – enfermidades ligadas às articulações – pode ficar mais comum com o avançar da idade. E para fortalecer a musculatura das mãos e aliviar esses sintomas, você pode realizar exercícios de força com uma bolinha.

Essa atividade consiste em colocar uma bolinha na mão e apertá-la e soltá-la por alguns segundos. Como a prática é simples, ela pode ser realizada diariamente em conjunto com outras atividades do seu dia a dia, como enquanto você assiste televisão, por exemplo.

Os exercícios físicos são importantes para garantir o fortalecimento do nosso corpo e nos preparar para realizar atividades do nosso cotidiano. Mas, para ficar ainda melhor, antes de iniciar a sua prática, é indicado consultar um profissional da saúde e realizar exames para entender como está a saúde da sua estrutura física.

Clique aqui e realize o agendamento dos exames de imagem com a nossa equipe pelo WhatsApp ou ligue (41) 3888-3625.

Mais artigos